Rio Grande da Serra X Paranapiacaba - 60km de Trilha MTB


Pedal Rio Grande da Serra   x   Paranapiacaba - 60km de trilha MTB


Despertador toca 4:30am do domingo 31 de agosto de 2014  , hora de acordar para mais um pedal ... bora encontrar o Herry, Estevão, Mantchouk e Edgar pois a idéia é iniciarmos a pedalada as 7:00am.

Partimos do bairro de Indianópolis na capital de SP com destino a  Rio Grande da Serra, um município do estado de SP, localizado na região metropolitana e microregião da capital paulista, deixamos os carros no centro e adentramos as ruas de terra, cascalho e muito verde , tudo no estilo singletrack ( modalidade mtb praticada em terrenos de terra acidentados com montanhas e trilhas).

Aperta o Start, no inicio é sentir o clima, a bicicleta e seus reflexos diante do tipo de terreno para assim ter uma idéia do que nos espera.

Logo a mente e o corpo estão pensando como bicicleta, já não se sente a respiração e entra em cena a estratégia e força. Os reflexos são espontâneos, as descidas vão deixando de ser tensas e se transformam em simplesmente fantásticas. 

O trajeto é puxado e a queima calórica é grande o que exige uma reposição energética, normalmente algumas pausas rápidas para ingerir  barras de ceral , gel repositor, etc. No caminho não se tem muitas opções para repor água ou comida, encontramos um bar no caminho e conseguimos apenas  água e utilizar banheiro.


Nessa região existem diversas trilhas, então é necessário ter um objetivo para assim poder traça-la, o nosso era pedalar a tão famosa subida da estrada de terra "Taquarussu" passamos pelo Caminho do Sal que é  um antigo percurso da época colonial brasileira, que cortava a região para transportar o sal que chegava pelo porto de santos.







Para chegarmos na subida da estrada de Taquarussu, é necessário passar por Paranapiacaba, um distrito do município de Santo André que surgiu como centro de controle operacional e residência para funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de carga e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.


A cidade é toda conservada históricamente e se tem a real sensação de estar no cenário dos acontecimentos. 
É o momento!!! Chegamos a Taquarussu, a subida judia, é longa, acidentada, cascalho, parece que nunca vai acabar, a cada trecho uma estratégia a ser lançada, o psicológico não pode cogitar nem 1% em desistir. Muita paciência, marcha leve, poucos olhares pra cima ... e pronto .... missão cumprida.

Seguimos adiante até chegar no asfalto, a Rodovia Antonio Adib Chammas - SP-122,  para então fazer o percurso final de retorno , mais 8km de estrada tb com longas subidas e sol 31° até Rio Grande da Serra.... e a sensação de felicidade pela experiência... Sensacional, o percurso é lindo .
















2 comentários: