![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7XVacnY4Mx7RG6aIO1pRQ0niQEliDl7FZFNUSkuqM6weXi72Ycte599Cvy9PRhhO6sNIZrfc54AbYU2N4K35kx-Co69idZVbVvPUV2BzE10dj8Ottx7Uh6dTtsLy0Ss7hb0MFvEClkBft/s1600/metatarso.jpg)
Pois é , um ano de treinos jogado fora e todas as expectativas imediatas que viriam em consequência de toda uma dedicação de treinos foram adiadas e sem opção de escolha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8IcQ3uDtvp8rx60arDqk0ZP3n2U9Eo__u9BAdGyddPX9uZPXkq-16-4QlrLdtWogSPwiYVR91Sm9jBOAqgzElJ4frVaPhnBXpP3DdwLzSJy511cIjE7434Iz8NMh6ja_ix5Jedezrlc2g/s1600/metatarso3.jpg)
Em segundos passou-me um filme na cabeça de todo um trabalho em cima das minhas superações e das minhas projeções.... em fim ... não adianta relutar .... como dizia Maiza " ....meu mundo caiu ".
Exagero ??? Somente quem está envolvido no esporte com alto impacto em treinos, sabe que esse prazo atrasa e muito toda uma dedicação em prol de resultados.
Como tudo na vida demanda estratégia, a minha nesse momento era adiantar a consolidação óssea, que nada mais é do que a colagem do osso e consequentemente reduzir o prazo de imobilização nesse primeiro momento.
Passei a dar ênfase em 3 fatores na primeira semana : Alimentação, repouso e imobilização.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYPLDVqpbIxJcFSIKJzQ7lmxY-U5rXS1zbHIVOZbgx5O7WzSBPeY2Gw4QsMB-nYs63kkO7qjPHQ-qxQ4JNs33WQnrKfKhlyP8Th2qwLWt4aGTojniaDIlTKMTOMmnWEd8GuL01_qFqA0gs/s1600/metatarso2.jpg)
Repouso: quando dormimos nosso organismo tem um poder de regeneração maior, então dormia bastante e imobilização absoluta, sem esforço algum .
A região do pé tem desvantagens no que
diz respeito a circulação sanguínea. A circulação é responsável por
levar as vitaminas necessárias até a região fraturada. Deitado e elevando-se o pé acima da linha do coração facilitamos a circulação nessa região.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEY2FDNtC1cu5wlox0Wp78PiXI56hPOES3MYynVcaNqhIZXnuwSdKBrtSW8xrdqSBgHVPMhqSh0137b-G4ds0hfEIPCkwaIin8VdJjlPaQOC5dEtjzJL9jEk4aFcX8jimjCXMV1A_xkdrQ/s1600/metatarso1.jpg)
Passaram-se 3 semanas e a resposta do médico : Consolidou ... vida normal. Pensei : Vida normal ??? Parece fácil largar as muletas o robofoot e sair andando .... só que não !!! Com apenas 3 semanas de imobilização, minha musculatura enfraqueceu, minha panturrilha afinou, perdi 3 kg de massa magra, o calcanhar adormecido, grande insegurança ao pisar e uma leve dor devido ao trauma e fragilidade da região, pois o calo ósseo formado ainda era frágil, era apenas o inicio do calo cartilaginoso que posteriormente se transforma em ósseo.
Mais um desafio, retomar o andar. Com auxilio da muleta simulei o movimento completo do andar sem sobrecarga de peso. Após 3 dias trabalhando o caminhar comecei a andar sem as muletas e por vezes necessário apoios no decorrer do caminho. Completando 7 dias da retirada da imobilização passei a subir e descer escadas com cautela e sem muito sobrepeso do corpo sobre o pé traumatizado. Após 15 dias sem imobilização, comecei fortalecimento leve na academia, como levantar nas pontas dos pés e descer. Por 3 dias continuei esse fortalecimento e não aguentei ... peguei a bicicleta !!!!
Preparei a bike e planejei o trajeto sem subidas , estava ansiosa com leve medo.... pedalei 21km no total sem dores . Tive leve insegurança ao iniciar o pedal com cautela e refinando percepção do local traumatizado. Ao longo do trajeto e mais segura iniciei alternância com impulsos da pedalada em pé.
Acredito que mais um mês retomo aos treinos mais pesados novamente com toda segurança necessária.
A bicicleta é a melhor fisioterapia com o movimento completo do pé, fortalecimento da panturrilha, e de toda musculatura da região. É preciso focar no fortalecimento da musculatura antes de voltar a vida do pedal normal pois esse fortalecimento é que evitará eventuais lesões e retomará uma estrutura forte.
Quando fraturei, minha maior preocupação é não ter ideia de prazos para retomada de uma vida normal.
Claro que cada organismo, dependendo da região fraturada, tem prazos diferenciados e reage de uma forma diferenciada. Importante acompanhamento médico sempre.
Espero com minha experiência poder dar visão na linha do tempo de quem também sem querer acabou embarcando nessa.
;)