segunda-feira, 30 de março de 2015

Fratura Metatarso, Prazo de Recuperação e Retomada de Treinos no MTB ... e Agora ????

Em 2014 foi um ano de muita dedicação, disciplina, conquistas e evolução no Mtb pra mim, e com tudo isso uma breve previsão do que seria 2015 com expectativa  de novos desafios, até que uma estúpida torção do pé acomete  a fratura do 5° metatarso, mais precisamente em sua base. E agora ???

Pois é , um ano de treinos jogado fora e todas as expectativas imediatas que viriam em consequência de toda uma dedicação de treinos foram adiadas e sem opção de escolha. 

O primeiro impacto e mais desesperador foi ouvir o médico dizer " quebrou ... vamos engessar ". 30 dias sem encostar o pé no chão com previsão de retorno para atividades normais podendo chegar a 60 dias.

Em segundos passou-me um filme na cabeça de todo um trabalho em cima das minhas superações e das minhas projeções.... em fim ... não adianta relutar .... como dizia Maiza  " ....meu mundo caiu ". 
Exagero ??? Somente quem está envolvido no esporte com alto impacto em treinos, sabe que esse prazo atrasa e muito toda uma dedicação em prol de resultados.

Como tudo na vida demanda estratégia, a minha nesse momento era adiantar a consolidação óssea, que nada mais é do que a colagem do osso e consequentemente reduzir o prazo de imobilização nesse primeiro momento.

Passei a dar ênfase em 3 fatores na primeira semana : Alimentação, repouso e  imobilização. 

A alimentação é primordial para qualquer objetivo em nosso corpo e para cada deficiência existem vitaminas eficientes . Ingeri 3 vezes ao dia 300ml de leite, iogurte, queijo, banana, feijão, suco detox .... em fim .. uma alimentação rica em cálcio, ferro e vitaminas.

Repouso: quando dormimos nosso organismo tem um poder de regeneração maior, então dormia bastante  e imobilização absoluta, sem esforço algum . 

A região do pé tem desvantagens no que diz respeito a circulação sanguínea. A circulação é responsável por levar as vitaminas necessárias até a região fraturada. Deitado e elevando-se o pé acima da linha do coração facilitamos a circulação nessa região.

Após a primeira semana angustiante obtive um avanço muito positivo na recuperação, o que me permitiu a troca do gesso pelo robofoot , a bota imobilizadora. Ufa .... fui ganhando vida, pois podia retira-la para tomar banho, dormir de vez enquando e fazer leves alongamentos com simples e leves movimentos para musculatura do tornozelo já pensando em minimizar a fisioterapia. Permaneci com a bota durante 2 semanas. O robofoot tb me favoreceu na possibilidade de viabilizar melhor circulação com água quente do banho.

Passaram-se 3 semanas e a resposta do médico : Consolidou ... vida normal. Pensei : Vida normal ???  Parece fácil largar as muletas o robofoot e sair andando .... só que não !!! Com apenas 3 semanas de imobilização, minha musculatura enfraqueceu, minha panturrilha afinou, perdi 3 kg de massa magra, o calcanhar adormecido, grande insegurança ao pisar e uma leve dor devido ao trauma e fragilidade da região, pois o calo ósseo formado ainda era frágil, era apenas o inicio do calo cartilaginoso que posteriormente se transforma em ósseo. 

Mais um desafio, retomar o andar. Com auxilio da muleta simulei o movimento completo do andar sem sobrecarga de peso. Após 3 dias trabalhando o caminhar comecei a andar sem as muletas e por vezes necessário apoios no decorrer do caminho. Completando 7 dias da retirada da imobilização passei a subir e descer escadas com cautela e sem muito sobrepeso do corpo sobre o pé traumatizado. Após 15 dias sem imobilização, comecei fortalecimento leve na academia, como levantar nas pontas dos pés e descer. Por 3 dias continuei esse fortalecimento e não aguentei ... peguei a bicicleta !!!!

Preparei a bike e planejei o trajeto sem subidas , estava ansiosa com leve medo.... pedalei 21km no total sem dores . Tive leve insegurança ao iniciar o pedal com cautela e refinando percepção do local traumatizado. Ao longo do trajeto e mais segura iniciei alternância com impulsos da pedalada em pé. 
Acredito que  mais um mês retomo aos treinos mais pesados novamente com toda segurança necessária.

A bicicleta é a melhor fisioterapia com o movimento completo do pé, fortalecimento da panturrilha, e de toda musculatura da região. É preciso focar no fortalecimento da musculatura antes de voltar a vida do pedal normal pois esse fortalecimento é que evitará eventuais lesões e retomará uma estrutura forte. 

Quando fraturei, minha maior preocupação é não ter ideia de prazos para retomada de uma vida normal. 
Claro que cada organismo, dependendo da região fraturada, tem prazos diferenciados e reage de uma forma diferenciada. Importante acompanhamento médico sempre.  

Espero com minha experiência poder dar visão na linha do tempo de quem também sem querer acabou embarcando nessa.

;)

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Putz, compartilhando todos os seus sentimentos.
    A angustia de parar de treinar, competições desmarcadas e meses de preparo indo embora.

    Foco na recuperação, que pode ser mais rapida que as "de 06 a 08 semanas" que me deram

    ResponderExcluir
  3. Hoje completei 8 dias da fratura do meu 5o metatarso. Estou passando por tudo exatamente como voce passou.... as vezes me pego chorando porque no ultimo mes estava fazendo acompanhamento com endocrinologista e havia perdido 2,5 quilos de gordura e com muito esforco dedicacao e dieta ganhado 3 de massa magra e agora com 8 dias ja sinto meu corpo regredindo... o que me da forcas para continuar é saber que é um problema passageiro e tem prssoas que passam por problemas muito maiores e irreversiveis. Conprei hoje halteres para tentar sebtadinha na cama fazer alguns exercicios para os menvros superiores.... agora é torcer para os dias passarem rapidinho e ficar boa logo. Obrigada pelo seu relato pois ele motiva a gente que ta passando pelo mesmo problema....

    ResponderExcluir
  4. Da uma beed mds,eu quebrei o metatarso tbm e tipo o pé tava de boas eu já tava andando e isso me prejudicou muito eu tava com a tala e aí pra vários lugares saia até de moto mais daí fui fazer um novo raio X aí que me lamentei tenho mais um prazo pra frente mais se n melhorar até lá vou ter que ir pra fica olha se arrependimento matasse tava um doce

    ResponderExcluir
  5. Olá Patrícia, encarei a leitura de seu post com motivação, pois fraturei o 3.º e o 4º Metatarso do pé esquerdo, estava retornando aos treinos de Karatê, teria um exame para a preta em Março/2017, mas o médico me pediu afastamento de 90 dias do dojo, meu chão caiu, até pq são 90 dias sem rendimento, sou um prestador de serviços e não tenho recolhimento de INSS,imagina meu pânico, mas quem sabe consigo minha recuperação em 45 dias, seria menos desastroso.

    Um Abraço e mais uma vez obrigado por seu post.

    ResponderExcluir
  6. Olá todos
    Tive uma fratura no terceiro e no quarto metatarso do pé direito,bota imobilizadora e 30 dias sem apoiar o pé no chão,já sinto a flacidez da perna que já afinou e perdeu sua musculatura,estou seguindo à risca as recomendações, minha vida parou,estágio, faculdade,academia...e espero voltar logo a minha rotina de atividades,não me adaptei as muletas e uso uma cadeira de rodas para me locomover em casa e ao hospital, único lugar que fui desde então, hoje com 30 dias,muito ansiosa com a consulta que terei amanhã, farei um novo raio x que vai determinar como deverei conduzir a partir daí

    Um abraço Marisé Mello

    ResponderExcluir
  7. Há 33 dias aconteceu o mesmo comigo! Realmente a sensação é essa: "meu mundo caiu"! na primeira semana fiquei com a tala, remédios e repouso absoluto, o que acelerou o processo de "desinchar" para colocar o gesso (não desejo a um inimigo isso, putz!). Passei mais 7 dias e exatamente por manter os cuidados necessários pude colocar a tal "botinha ortopédica", foi um sonho voltar a tomar banho em pé hahaha. E aí, foram mais 19 dias... Procurei fazer exercícios de alongamento e sempre mexendo os dedos. Ontem recebi "alta da botinha", porém começo hoje sessões de fisioterapia que serão complementadas com a "volta as atividades físicas" na academia. Os médicos me deram 60 dias pra voltar as atividades normais, porém no primeiro dia eu já subi escadas, fiquei na ponta do pé sem sentir dor alguma. "vamo que vamo" retomar a vida normal...

    ResponderExcluir
  8. Fraturei o 4° metatarso após um desmaio por pressão baixa ,ninguém merece infelizmente não quero aceitar a ideia de ficar todo esse tempo afastada das atividades ,mas preciso ter coragem pra encarar essa situação.Adorei sua força de vontade e sinto o mesmo que você sentiu quando aconteceu essa lastima!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite!!!
    Fraturei a base do 5°metatarso no dia 11/04, estou com tala, previsão de imobilização um mês e meio. Volto no ortopedista a semana que vem aí será definido se a imobilização permanecerá com a tala ou se será substituída pelo gesso o a bota.
    Isso td está sendo muito difícil pra mim, pois amo o meu trabalho e atividade fisica, minha vida parou. Adorei o post, pois de todos que eu li o seu foi o que mais me udentifiquei,que mais me animou, me motivou a querer fazer td certinho pra quem sabe ter a mesma sorte que vc, reduzir o período de imobilização. Confesso que estou com muito medo, hoje a minha preocupação não é ficar um mês e meio imobilizada mas passar por todo esse período e o osso não consolidar.Li vários relatos de pessoas que ficaram muito tempo em tratamento. Que Deus tenha piedade.
    Um grande abraço. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Fraturei o metatarso , o 2 , mais precisamente a falange proximal, na hora do acontecimento cheguei a pensar que não tinha quebrado, hoje está com 9 dias , não precisei colocar gesso, tomara que eu me recupere logo desse pós operatório, muito doloroso . obrigado por ter publicado seu acontecimento , espero que em 15 dias eu consiga voltar as minhas atividades e a rotina, trabalho,curso e aulões.

    ResponderExcluir
  11. Há exatos 29 dias cai e torci meu pé e acabei tendo uma fratura de Jones, já chorei mundos e fundos, estava terminando estágios como auxiliar de Enfermagem, então quando vi o atestado médico com 30 dias e afastamento meu mundo desabou, ontem tive retorno com ortopedista e infelizmente não consolidou ainda, e está prejudicado meu tendão, daqui duas semanas volto lá pra ver como está, mas o médico falou sobre a possibilidade da cirurgia, pois em 28 dias não teve consolidação. Tudo que eu mais queria era terminar os estágios e me formar, mas quem sabe ano que vem...

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!!!
    Voltei para relatar como foi o meu tratamento e minha recuperação.
    Após uma semana com tala gessada o médico autorizou o uso do robofoot sem colocar o pé no chão durante três semanas. A partir da terceira semana fui orientada a apoiar o pé sem sobrecarga de peso, ao final da quarta semana já estava andando sem as muletas, nessa fase o médico me orientou a usar tênis em casa e quando saísse na rua usar o robofoot, senti muitas dores e acabei voltando a usar o robofoot o tempo todo, isso me deixou bem frustrada. Com 45 dias não usava mais a bota, passei a fazer a fisioterapia, total de 20 sessões. Logo quando tirei a bota, senti muito desconforto, mancava e o pé inchava um pouco, junto com a fisioterapia voltei pra academia onde trabalhei fortalecimento de coxa e tornozelo. Voltei a trabalhar com dois meses e meio de fratura. Hoje faço meu treino de força na academia, pulo corda e danço. Já estou usando salto alto, não sinto dores, apenas um desconforto no tornozelo e as vezes uma leve pontada onde fraturei. Durante as primeiras semanas do tratamento mudei minha alimentação, passei a tomar muito leite, comer queijo branco e muitas verduras e legumes. Tomei suplemento alimentar, colageno, vitamina D. Com o uso do robofoot me possibilitou a realizar a imersão do pé na água quente e também a fazer massagens com pomada de arnica.
    Tirando o tratamento tradicional o restante te como alimentação, as vitaminas e a ártica, foi por conta e risco, estava desisperada em me recuperar. Depois de tudo ter passado e refletindo sobre tudo. O melhor é seguir sempre as orientações do médico, ter paciência e aguardar que o tempo se encarrega de colocar tudo de volta no lugar. Um conselho e é procurar não se preocupar tanto, sei que não é fácil ficar de perna pra cima dependendo de outras pessoas mas a melhor coisa a fazer é aproveitar pra fazer o que a falta de tempo do dia a dia não nos permite. Espero que este relato possa ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo problema. Ah!!! Fé Deus é otimismo é essencial. Boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou com uma fratura de Jones. Descobri hoje. Os demais ortopedista não disseram. Ela demora mais pra consolidar. O médico disse que o Raio X não defini exatamente se está "consolidadoo" ou não. Machuquei dia 10/08/2017. Dia 18/09, tirei o gesso e pelo Raio X ainda nao houve consolidação. Fiquei com a RoobFoot, esses dois dias, pesa muito e doeu. Então, Hoje, 20/09/2017, retornei ao Ortopedista que operou meu companheiro, e ele apertou a fratura, não doeu. Disse que já estava "consolidado" e que preciso entrar com as fisios de leve para não comprometer os ligamentos e músculo. Meu pé está inchado na região do tornozelo. Ele pediu uma ultrasonografia e raio X amanhã para avaliarmos. Boa recuperação para quem está assim. Luiz Carlos,30. Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal eu estou vivendo essa fase difícil de principio o medico disse que só era torceu, porem não aguentava por o pé no chão retornei ao medico constataram que quebrei o 4 metatarso mesmo assim usando a bota imobilizadora e o medico disse que eu poderia pisar,e nada de melhora, após 1 mês de dor e sofrimento outro medico percebeu que eu tinha quebrado 3 metatarso e afetado um ligamento estou eu aqui uma semana sem pisar no pé; se eu não tivesse pisado desde de o inicio no pé assim como me orientaram, já estaria provavelmente quase boa, por fim pediram uma ressonância magnética para ver como esta a recuperação, sei que não esta fácil minha vida tive que dá um tempo para todas as atividades, boa sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi pessoal,li todos os relatos bem parecido o que estou vivendo hoje,Cofesso que nao e facil muito sofrimento,Mas e isso e ter muita pasciencia fe que vai dar tudo certo.
    Dia 1 de desembro 2017 simplismente foi descendo as escadas no meu trabalho torci o pe,sorte que nao cai me apoiei no corremao,quase desmaio de tanta dor,o primeiro medico que me atendeu folou que tinha sido so intorse de tornozelo,me deu sete dias de atestado mas nao resolveu acabei sentindo dores e cada dia meu pe so inchava,fui trabalhar nao conseguia ficar muito tempo de pe,foi quando percebi que algo estava errado,passei em outro medico levando comigo meu primeiro raiox,logo o Dr percebeu a fratura osso 5 metatarso,na hora meu mundo caiu, logo tirei outro raiox colocaram uma tala de gesso fiquei 25 dias,meu pe afinou nao consigo apoiar o pe no chao,ainda ta um pouco enchado sinto um pouco de dor ,so vou fazer fisoterapia daqui um mes ,tomara Deus que eu fique boa logo

    ResponderExcluir
  16. Fraturei o 5 matatarso quanto tempo para curar?

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, fraturei o metatarso em 06/02/18, fiquei com o pé imobilizado com bota de gesso até 28/03/18. O osso enfraqueceu, a panturrilha afinou, o pé incha bastante, quase não sinto dor. O tratamento no momento é compressa com água morna e sal e usar tornozeleira, usando pomada de arnica por conta própria. Ainda faço uso das muletas, ansiosa para essa fase passar logo e prosseguir.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal, meu nome é Alex tenho 27 anos e 25 dias atrás em uma situação boba, estava brincando com minha cadela daí fui correr atrás dela e pisei em falso, vindo assim a trincar o 5° metatarso pé esquerdo.
    Poxa na hora achei que era apenas uma luxação, porem quando fui ao medico pelo fato da dor constatei a fratura. Eu que sou trabalhador de carteira assinada, praticante de vários esportes como: futebol, corrida, natação e outros, fiquei desesperado por tudo que tinha ocorrido.
    Graças a Deus minha recuperação está indo bem fiquei 20 com gesso e hoje já estou com a botinha ortopédica completando 26 dias. Não sei como será quando tudo isso terminar, só sei que estou confiante e desejo que tudo volte ao normal como antes.
    Hoje com certeza agradeço mais a Deus pela minha saúde e pelas inúmeras demonstrações de afeto e carinho de família e amigos, pois só quem passa e passou por situação parecida pode dizer como é. Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela boa leitura!! Estou com três semanas que quebrei o quarto metatarso e agora mais confiante!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal, sou corredor e fraturei a base do 5º metatarso na maratona de porto alegre...achei que era torção e terminei na raça. Chegando na minha cidade constatei a fratura, 2 meses com o roboffot, muita paciencia, mas agora um mês depois da fisio está melhorando, mas ao pisar no chão ainda sinto dores na articulação do tornozelo e a sensação que o meu pé está pisando meio arqueado. Enfim hoje é 19/09, fraturei dia 10/06...já se foram mais de tres meses e ainda não retomei os meus treinos...muita paciencia pois essa lesão é bem chata mesmo.

    ResponderExcluir
  21. obrigado pelo relato, estou há 28 dias nesta situação.. fratura no 2' e 3' metatarso.. e hoje comecei a pisar c apoio da muleta'voce começou a andar com ou sem a Bota? abrcs

    ResponderExcluir
  22. Eu tambem quebre , faaz 26 dias hoje de tala Gessaria sera que ppssso apoiar meu pé no Chao ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir